O artigo revia a distinção entre os conceitos de culpa consciente e dolo eventual na ciência jurídica, bem como os elementos componentes de cada conceito. O caso do incêndio na Boate Kiss é estudado no sentido de avaliar se o conjunto probatório sustenta indícios de homicídio doloso eventual e se o Tribunais Superiores (STJ e STF) poderiam modificar a decisão da segunda instância (TJRS).
Palavras-chave: Homicídio – Culpa consciente – Dolo eventual – Recurso especial – Revisão do conjunto probatório.
O artigo revisa os elementos e critérios do crime continuado (art. 71 do CP), como qualidade do fato criminal(modo de execução, intenção a proximidade temporal) com consequências na dosagem da pena justa. A partir disso avalia o seu reconhecimento nos crimes contra a ordem tributaria (art. 1º,II Lei 8.137/90) e verifica a desproporcionalidade causada pela aplicação da cumulação de penas do concurso material (art. 69 do CP).
Palavras-Chave: características do fato – intervalo de temporal – intenção – modo de execução – dosimetria da pena.
Trata-se do estudo sobre o caso “ICMS declarado e não pago”. O estudo revisa os conteúdos dos votos do julgamento do Habes Corpus 399.109/SC pelo Superior Tribunal de Justiça e a diferenciação entre o ilícito tributário (inadimplemento) e o crime tributário (fraude para redução da receita), com base no conceito constitucional de crime como ofensa dolosa ou culposa ao bem jurídico. Reconhece o bem jurídico e a técnica de tutela do crime do art 1º.